Ensino Médio

Introdução

A Biologia desperta a curiosidade e a expectativa dos adolescentes em relação aos assuntos da disciplina, pois estes sentem interesse pelas questões relacionadas ao seu próprio corpo, aos seres vivos e ao meio ambiente. Contudo, nem sempre as aulas de Biologia atendem a essas expectativas, principalmente se a disciplina assumir um caráter meramente descritivo, apresentando uma lista de nomes, conceitos e fenômenos, geralmente para ser apenas memorizados, sem que os alunos ampliem a compreensão sobre os assuntos pelos quais se interessam.

O Aquário de São Paulo conta com um programa de Educação Ambiental voltado para o atendimento de alunos do ensino médio. Por meio de visitas monitoradas, os alunos fogem de um âmbito somente teórico e compreendem de forma prática, dinâmica e educativa os conteúdos apresentados em sala de aula.

Reino animal, ecossistemas, influências antrópicas, importância da conscientização e conservação do meio ambiente são alguns dos conteúdos abordados pelos educadores ambientais do aquário de São Paulo durante a visitação. Nessa etapa do ensino escolar, os estudantes preparam-se para a realização do vestibular e para uma tomada de decisão fundamental em suas vidas: a escolha de uma carreira profissional. Assim, os alunos tem a oportunidade de enriquecer o conteúdo aprendido em sala de aula e são apresentados à rotina profissional de um biólogo.

Objetivos

  • Colaborar com a instituição de ensino no currículo escolar dos alunos;
  • Ampliar a compreensão dos alunos sobre a realidade por meio de fenômenos biológicos;
  • Estimular a percepção e interpretação sobre os assuntos relacionados à disciplina;
  • Relacionar educação, conscientização e conservação de uma forma mais atrativa e divertida.

Temas Abordados

  • Ecossistemas terrestres e aquáticos;
  • Cadeias, teias alimentares e níveis tróficos;
  • Relações ecológicas entre os seres vivos;
  • Interferência nos ciclos naturais – efeito estufa, mudanças climáticas;
  • Poluidores do ar, água e solo;
  • Taxonomia e conceito de espécie;
  • Reino Animalia – níveis de organização, obtenção de energia, estruturas, importância econômica e ecológica;
  • Relações de parentesco entre seres – árvores filogenéticas;
  • Padrões de reprodução;
  • Mecanismos de evolução das espécies – seleção natural;
  • Distúrbios metabólicos;
  • Formas de dispersão de sementes;
  • Conscientização e conservação ambiental.

Faixa Etária

A educação ambiental para o ensino médio é proposta para alunos com idade entre 15 e 17 anos.


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