Bem-Estar dos Animais

O Aquário de São Paulo possui a responsabilidade de manter um elevado padrão de bem-estar a todos os animais sob seus cuidados. A visão de nossa instituição está intimamente ligada à conservação, educação e pesquisa e nos dá suporte para propiciar meios de garantir o bem-estar animal.

É através de uma equipe multidisciplinar (oceanógrafos, veterinários, biólogos e gestores ambientais) que o manejo dos animais do Aquário de São Paulo é realizado. Hoje são mais de quarenta profissionais ligados às áreas de educação ambiental, manejo e bem-estar animal.

Existe uma constante preocupação por parte desta equipe com o animal cativo. Para tanto, são realizadas pesquisas para o conhecimento de condições ótimas para a manutenção da espécie que alcancem o bem-estar físico e psicológico destes animais.

Além das rotinas de controle de parâmetros, alimentação e limpeza dos recintos, é realizada uma série de atividades extras que ajudam a identificar necessidades de cada indivíduo cativo. Contamos com o Shape of Enrichment para realizar essas atividades, e desde 2011 temos um setor de Bem-Estar Animal voltado exclusivamente para estas atividades. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Enriquecimento Ambiental

O enriquecimento ambiental é um princípio de manejo que aumenta a qualidade de vida dos animais em cativeiro, identificando e fornecendo estímulos para a expressão de atividades físicas e psicológicas naturais da espécie. Visa melhorar o bem-estar do animal por meio de uma maior oportunidade de expressão do repertório comportamental normal da espécie.

Isso se reflete em qualidade de vida para o animal e consequentemente, em um alto grau de bem-estar. O enriquecimento é importante, pois proporciona uma atividade maior ao animal, diminui comportamentos não naturais, diminuindo o estresse. Abrange uma variedade de técnicas originais, criativas e engenhosas para obter ambientes mais estimulantes.

Tem sido uma prática cada vez mais constante em zoológicos e aquários do mundo todo e visa o melhoramento das condições de vida dos animais.

Condicionamento Operante

Além do programa de enriquecimento ambiental, os animais também passam pela rotina de condicionamento operante com reforço positivo. O condicionamento é um processo de aprendizagem. É um mecanismo que premia uma determinada resposta de um indivíduo.

Por exemplo: solicitamos que o animal suba em uma balança. Caso o animal execute a ação ele recebe uma recompensa. Se o animal não subir, nada acontece; ele simplesmente deixa de ganhar a recompensa (o animal não recebe nenhuma punição caso não execute o comando).

O condicionamento é aplicado para o manejo animal, principalmente o veterinário. Ele é utilizado como um “redutor” de estresse, para receber uma medicação ou permitir injeções, para biometrias (pode ser pesado ou medido), ser transportado, apresentar partes do corpo para palpação, entre outros. Tais procedimentos podem ser realizados sem que seja necessário fazer a contenção dos animais, algo que gera muito estresse a eles.

Venha conhecer de perto o resultado de nosso trabalho!

Confira algumas fotos do enriquecimento ambiental: