Pintado


• Nome científico: Pseudoplatystoma corruscans
• Classe: Peixe
• Hábitos alimentares: Carnívoro
• Status de conservação: Não Avaliado


Informações gerais:

É um peixe de couro, de corpo alongado e roliço e cabeça grande e achatada. A coloração é cinza escuro no dorso, clareando em direção ao ventre, sendo branca abaixo da linha lateral. Pode ser separada das outras espécies do gênero pelo padrão de manchas: faixas verticais pretas irregulares, começando na região dorsal e se estendendo até abaixo da linha lateral, por isso o nome popular de pintado. Às vezes, apresenta algumas manchas arredondadas ou alongadas no final das faixas.

Dieta:

Espécie piscívora noturna, com preferência para peixes de escamas e caranguejos. No Aquário de São Paulo são alimentados com filé de tilápia, camarão e minhoca.

Tamanho:

1,66m.

Peso:

100kg.

Distribuição geográfica:

Distribui-se pelas Bacias dos Rios São Francisco e Paraná.

Conservação:

Apesar da espécie não ser avaliada pela IUCN Red List, é considerada criticamente ameaçada no estado de São Paulo. Essa ameaça deve-se à pesca indiscriminada e à destruição do habitat, principalmente com a criação de barragens que interrompem seu ciclo reprodutivo.

Habitat:

Ocorrem em fundos de rios onde a corrente não é forte.

Reprodução:

Fêmeas tornam-se maduras com 3 anos e os machos com 2 anos. Não há dimorfismo sexual. Na natureza o período reprodutivo vai de novembro a janeiro e ocorre após uma migração reprodutiva.

Localização no Aquário de São Paulo:

Setor Água Doce.