Tubarão Mangona


• Nome científico: Carcharias taurus
• Classe: Peixe
• Hábitos alimentares: Carnívoro
• Status de conservação: Vulnerável


Informações gerais:

O tubarão Mangona, Carcharias taurus, é um tubarão de hábito noturno, tem um comportamento e natação calmo e lento, apesar da sua aparência agressiva por conta dos seus dentes pontudos expostos para fora da boca. Para manter a flutuabilidade neutra ele engole ar da superfície, que fica armazenado em seu estômago, o que o permite nadar estável em meia água.

Longevidade:

cerca de 25 anos.

Dieta:

No ambiente natural consomem uma grande variedade de peixes, tubarões menores, raias, lulas, caranguejos e lagostas. No Aquário de São Paulo é oferecido 3 vezes por semana peixes como: Anchova, Sardinha, Tainha, Bicuda, Agulhinha, Pescada, entre outros. Tamanho: 3 m de comprimento e 150 Kg.

Distribuição geográfica:

Regiões costeiras dos Oceanos Atlântico, Índico, Indo-Pacífico, Mar Mediterrâneo e Mar Vermelho, inclusive no litoral brasileiro. Conservação: Esse tubarão teve um declínio em sua população devido a pesca acidental em rede de espera e espinhel e também pela pesca excessiva para consumo das nadadeiras (barbatanas) como iguaria na culinária e também para utilização na indústria farmacêutica para produção medicamentos.


Conservação:

Esse tubarão teve um declínio em sua população devido a pesca acidental em rede de espera e espinhel e também pela pesca excessiva para consumo das nadadeiras (barbatanas) como iguaria na culinária e também para utilização na indústria farmacêutica para produção medicamentos.

Reprodução:

Atingem a maturidade sexual após os 5 anos de idade e cerca de 2 metros de comprimento. A gestação pode durar de 6 a 9 meses e em cada ninhada produzem 2 filhotes que nascem bem desenvolvidos com aproximadamente 1 metro de comprimento. Durante a gestação, o embrião maior e mais desenvolvido se alimenta dos outros embriões, tal estratégia reprodutiva é denominada canibalismo intrauterino.

Localização no Aquário de São Paulo:

No Setor Mundo Marinho.