Wombat


• Nome científico: Vombatus ursinus
• Classe: Mamífero
• Hábitos alimentares: Herbívoro
• Status de conservação: Menos Preocupante


Informações gerais:

Wombats são noturnos, passando até 16 horas por dia na toca. A maior parte deste tempo é gasto descansando para economizar água e energia, apesar de algum tempo ser gasto na manutenção da toca. Os wombats costumam ser solitários, mas ocasionalmente podem ser encontrados compartilhando a mesma toca.

Longevidade:

• 15 anos em vida livre.
• 20 anos em cativeiro.

Dieta:

Gramíneas nativas, ciperáceas, juncos, arbustos, cascas, fungos e raízes de árvores. Usam suas patas dianteiras para rasgar e agarrar pedaços de vegetação. Durante os tempos de escassez, os wombats desenterram grama morta para obter as raízes ou raspam a superfície do solo para detectar pequenas raízes de grama e outras plantas.

Tamanho:

90 - 115 cm de comprimento.

Peso:

22 - 39 kg.

Distribuição geográfica:

Sudeste da Austrália, incluindo Tasmânia e Ilhas Flinders.


Conservação:

Apesar de seu status de conservação pela IUCN ser não-ameaçado (LC), uma das principais causas de mortalidade em wombats selvagens ocorre devido à ação humana, incluindo mortes nas estradas. São considerados como pragas pelos pastores.

Habitat:

Florestas cobertas em áreas de montanhas, com gramíneas para pastagem.

Reprodução:

Posuem movimentos lentos, mas podem atingir velocidades de até 40km/h em curtas distâncias e podem manter essa velocidade por até 90 segundos.