Banded Shark

Nome científico: Chiloscyllium punctatum
Classe: Peixe
Hábitos alimentares: Carnívoro
Status de conservação:
Informações gerais:
O banded-shark é uma espécie de tubarão de pequeno porte, que habita recifes de corais. Quando filhotes são claros com listras pretas pelo corpo. Contudo, quando se tornam adultos, perdem as listras e adquirem um tom marrom claro.
Longevidade:
20-25 anos
Dieta:
• No ambiente natural: Invertebrados e peixes pequenos.
• No Aquário de São Paulo: camarões, mariscos, vôngoles e peixes.
Tamanho:
• Atingem cerca de 1,20 m de comprimento.
Peso:
• 60 kg.
Distribuição geográfica:
Oceanos Índico e Pacífico Ocidental: Índia, Tailândia, Malásia, Singapura, Indonésia, Vietnã, China, Taiwan, Japão, Filipinas e Norte da Austrália.
Conservação:
Os banded-sharks são considerados pela IUCN como Quase Ameaçados de extinção. Em algumas áreas da Austrália possuem o status Menos Preocupante. As maiores ameaças sofridas por essa espécie são a pesca, tanto artesanal, quanto comercial, e os danos em seu hábitat, causados principalmente por técnicas destrutivas de pesca, e pela poluição.
Reprodução:
os banded-sharks são animais ovíparos. Os machos tornam-se sexualmente maduros quando atingem entre 68 e 76 cm de comprimento, e as fêmeas com aproximadamente 63 cm.
Localização no Aquário de São Paulo:
No Setor Mundo Marinho do Aquário de São Paulo.
 
 
.............................................................................................................................