Equidna

Nome científico: Tachyglossus aculeatus
Classe: Mamífero
Hábitos alimentares: Insetívoro
Status de conservação:
Informações gerais:
São solitários e escavadores.
Longevidade:
•45 anos em vida livre.
•50 anos em cativeiro.
Dieta:
Formigas e cupins. Podem comer outros invertebrados como minhocas, besouros e larvas de mariposa.
Tamanho:
30-52cm de comprimento.
Peso:
2-7kg.
Distribuição geográfica:
Austrália, Tasmânia e Nova Guiné.
Habitat:
São encontradas em vários tipos de floresta aberta, cerrado, áreas semiáridas e áridas. Também encontrados em áreas agrícolas.
Reprodução:
Durante a época de reprodução ambos os sexos emitem um forte odor e vários machos seguem uma única fêmea por até quatro semanas, depois do acasalamento o ovo é colocado diretamente nas dobras da pele da fêmea que forma uma bolsa com a abertura para trás. Esta 'bolsa' se desenvolve três dias antes da postura do ovo. As fêmeas não possuem mamilos, seu leite é secretado por poros que estão localizados dentro da bolsa da mãe. O filhote é transportado na bolsa da mãe por cerca de três meses, e quando ele começa a desenvolver os espinhos, é ejetado para fora da bolsa.
Conservação:
Não são considerados ameaçados por conta da sua ampla distribuição geográfica, a tolerância de uma ampla gama de habitats, grande população, a ocorrência em um número de áreas protegidas e a falta de grandes ameaças. Mas a maior ameaça às equidnas é a ação do homem com a destruição do seu habitat e atropelamentos.
Curiosidades:
Existem apenas três mamíferos que fazem postura de ovos no mundo. Estas são duas espécies de equidna (bico longo e bico curto) e o outro é o ornitorrinco.
 
 
.............................................................................................................................