Jacaré-do-Pantanal

Nome científico: Caiman crocodilus yacare
Classe: Reptilia
Hábitos alimentares:Carnívoro.
Status de conservação:
Pouco preocupante pelo Livro Vermelho Nacional.
Informações gerais:
Os répteis, que recebem este nome devido ao seu tipo de locomoção, reptare = rastejar, arrastar, pois seus membros estão implantados no corpo quase horizontalmente e a sustentação do corpo fica prejudicada obrigando o animal a arrastar a face ventral durante a locomoção. Considerados erroneamente animais de sangue frio, os répteis são na verdade, animais ectotérmicos, isto é, dependem do calor do ambiente externo para regular a sua temperatura corpórea. Rios, corixos (pequenos cursos fluviais perenes, de leito próprio, que ligam "baías" contíguas), baías, lagoas artificiais são os habitats destes animais. O número total de dentes varia de 72 até 82 assim distribuídos. O Aquário de São Paulo possui em seu plantel dois exemplares de jacaré do pantanal albinos. O albinismo é a incapacidade de fabricar um pigmento denominado melanina, que dá cor à pele e protege da radiação ultravioleta tanto do Sol. Jacarés do pantanal albinos raramente são encontrados em seu ambiente natural, pois os filhotes se tornam uma presa fácil, pois perdem a capacidade de se camuflar entre troncos e folhas como fazem os jacarés com coloração normal. Os jacarés albinos foram uma rara cria de um casal de jacarés-do-pantanal que também apresentava falta de pigmentação nas escamas. Nasceram no dia 01/04/2006 e chegaram aqui com 8 meses de idade, A Albi com 40 cm e o Bino com 44 cm de comprimento. Todos os dias eram alimentados com cerca de 30g de carne de peixe, de frango ou bovina, como músculo, fígado e coração.
Dieta:
• Alimentam-se de peixes e outros vertebrados como capivaras, catetos e serpentes, também predam invertebrados como moluscos, insetos e crustáceos. Ao contrário das outras espécies sua dieta é mais influenciada pelo habitat que por seu tamanho.
• No Aquário são alimentados com carne bovina, frango e tilápia.
Tamanho:
2,5 a 3m de comprimento.
Distribuição geográfica:
- Distribuição Geográfica: Estendem-se do norte da Argentina até o sul da bacia Amazônica, mas ocorre principalmente no Pantanal nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. (NÃO FOI ENCONTRADO MAPA PARA A ESPÉCIE). -Conservação: As ameaças de extinção dos jacarés, é devido basicamente pela atividade predadora do homem, através da caça excessiva para retirar destes animais o couro e a carne para consumo, poluição das águas e desmatamento, reduzindo assim o alimento, locais para se esconder e montar os ninhos.
Conservação:
Por sua alta distribuição geográfica, não possui principais ameaças de extinção.
Reprodução:
Ovíparos, colocam de 20 a 30 ovos. Para fazer o ninho, procuram lugares de difícil acesso cavando um buraco no chão e utilizam galhos, areia e folhas para cobrir o mesmo. Os filhotes nascem formados e emitem um som grave que alerta a mãe. O sexo dos jacarés é definido pela temperatura da encubação dos ovos. Altas temperaturas produzem filhotes machos e temperaturas mais baixas nascem fêmeas. O período de nidificação coincide com as enchentes (janeiro a março). Com período de incubação de 70 dias.
Localização no Aquário de São Paulo:
No Setor de Água Doce, Jacarezinhos e na Lagoa dos Répteis.
 
 
.............................................................................................................................