Lêmure-de-cauda-anelada

Nome científico: Lemur catta
Classe: Mamífero
Hábitos alimentares: Onívoro
Status de conservação:
Informações gerais:
É uma espécie social e vive em grandes grupos em que as fêmeas são dominantes. São estritamente territoriais: possuem suas áreas de vida.
Longevidade:
•15 anos em vida livre
•20 anos em cativeiro
Dieta:
Sua dieta é bastante variada, composta por frutas, folhas, flores, casca, seiva, grandes insetos e até pequenos vertebrados.
Tamanho:
60cm de comprimento.
Peso:
2,5 a 3,5kg.
Distribuição geográfica:
São endêmicos do sul e sudoeste de Madagascar.
Habitat:
Vivem em uma variedade de habitats, incluindo florestas tropicais, subalpinas e florestas espinhosas.
Reprodução:
Os machos competem pelo acesso às fêmeas através de vocalizações e de lutas odoríferas. A época de acasalamento é geralmente durante o mês de abril, sendo que cada fêmea é fértil apenas durante 24 horas por ano. As crias fêmeas ficam no grupo natal enquanto os machos são abandonados perto dos 4 anos de idade.
Conservação:
O lêmure-de-cauda-anelada é classificado como EN (em perigo) na Lista Vermelha da IUCN e está listado no Apêndice I da CITES. Apesar de ser uma espécie bem estudada e um símbolo de Madagascar, o lêmure está ameaçado e corre sério risco de extinção. A maior ameaça para esta espécie vem da perda de habitat generalizada, com sua mata e habitats florestais sendo reduzida por uma combinação de chamas, sobrepastoreio e colheita de madeira para produção de carvão vegetal.
 
 
.............................................................................................................................