Pintado

Nome científico: Pseudoplatystoma corruscans
Classe: Actinopterygii
Hábitos alimentares:Carnívoro.
Status de conservação:
Tanto pela IUCN e o Livro Vermelho Nacional, não se encontra avaliada.
Informações gerais:
Peixe de couro; corpo alongado e roliço; cabeça grande e achatada. A coloração é cinza escuro no dorso, clareando em direção ao ventre, sendo branca abaixo da linha lateral. Pode ser separada das outras espécies do gênero pelo padrão de manchas: faixas verticais pretas irregulares, começando na região dorsal e se estendendo até abaixo da linha lateral, por isso o nome popular de pintado. Às vezes, apresenta algumas manchas arredondadas ou alongadas no final das faixas. Ocorre em vários tipos de habitats como poços no canal dos rios, baixios de praias, lagos e matas inundadas. Realiza migração reprodutiva rio acima a partir do início da enchente. É importante na pesca comercial e esportiva.
Dieta:
• Espécie piscívora, com preferência para peixes de escamas, mas, em algumas regiões, camarão também é um item importante na dieta.
• No Aquário de São Paulo são alimentados com filé de tilápia, camarão e minhoca.
Tamanho:
Mais de 1 metros de comprimento.
Distribuição geográfica:
Bacias Amazônica, Araguaia-Tocantins e Prata (Rio Grande, Paraná e Tietê);
Conservação:
Essa espécie não se encontra ameaçada de extinção e é amplamente distribuída.
Reprodução:
Na natureza o período reprodutivo vai de novembro e dezembro, estimulada pela piracema, a migração rio acima, quando a fêmea expele os óvulos e o macho libera o sêmen.
Localização no Aquário de São Paulo:
Lagoa dos Répteis no Setor de Água Doce.
 
 
.............................................................................................................................