Píton Reticulada

Nome científico: Python reticulatus
Classe: Réptil
Hábitos alimentares: Carnívoro
Informações gerais:
Seu tamanho já garantiu um lugar no Livro dos Recordes como a serpente mais longa do mundo. São animais agressivos e aplicam botes quando estão ameaçados. São predadores oportunistas, se aproximam muito lentamente das presas ou as surpreendem por emboscada com um bote certeiro. Por serem excelentes nadadoras, já foram vistas nadando no Oceano. Provavelmente foi dessa maneira que elas chegaram às ilhas do Oceano Pacífico.
Longevidade:
25 anos.
Dieta:
• No ambiente natural: Vertebrados terrestres, como porcos selvagens, macacos, pangolins, cervos.
• No Aquário de São Paulo: Coelhos, patos e gansos que são oferecidos a cada 30 dias.
Tamanho:
10 metros de comprimento e 150 Kg.
Distribuição geográfica:
Florestas tropicais do Sudeste Asiático e algumas ilhas do Pacífico.



Conservação:
Devido a beleza e aos desenhos de sua pele, esses animais são caçados para comercio para curtume. Outra problemática é a supressão do hábitat e elevado consumo dos recursos naturais que compromete a distribuição desses animais, sendo alguns já encontrados em áreas povoadas e predando animais domésticos nas áreas rurais.
Reprodução:
A animais se tornam maduros sexualmente com cerca de 4 anos de idade. Os machos apresentam tamanho menor que as fêmeas. Durante a primavera e verão ocorre o acasalamento, a postura e a incubação de 25 até 60 ovos uma em uma única postura. Durante os 2 meses de incubação, a fêmea prepara um ninho e permanece enrolada sobre os ovos e através de contrações musculares (tremores) produz calor para manter a temperatura dos ovos.
Localização no Aquário de São Paulo:
Setor de Água Doce


.............................................................................................................................