Raia-Prego



Nome científico: Dasyatis americana
Classe: Peixes
Hábitos alimentares: Carnívoro
Status de conservação: Dados insuficientes.
Informações gerais:
As raias apresentam uma adaptação morfologia especial, seus corpos são dorso ventralmente achatados favorecendo a natação no fundo de rios e mares, as raias prego, Dasyatis americana, são animais de comportamento tranquilo e costumam ficar enterradas deixando expostos somente os olhos, porém quando se sentem ameaçadas podem utilizar seu ferrão localizado na base da cauda para se defender.
Longevidade:
entre 10 e 12 anos.
Dieta:
São animais oportunistas consumindo qualquer tipo de animal, incluindo animais mortos, forrageando o fundo do mar continuamente. No Aquário de São Paulo são oferecidos diariamente vários tipos de peixes, lula, camarão e marisco, todos cortados em pequenos pedaços.
Tamanho:
1,5 metros de comprimento e 80 kg.
Distribuição geográfica:
Em toda costa ocidental do Oceano Atlântico.
 
 
Conservação:
Esses animais são pescados acidentalmente nas redes de espera, e como não apresentam interesse para o consumo alimentar, são descartados no mar.
Reprodução:
A reprodução pode acontecer anualmente após atingirem a maturidade sexual com 5 anos idade. O acasalamento ocorre no período de verão e com um período de cerca 6 meses de gestação nascem entre 2 e 10 filhotes.
Localização no Aquário de São Paulo:
No Setor Mundo Marinho.
.............................................................................................................................