Tubarão-Lixa



Nome científico: Ginglymostoma cirratum.
Classe: Peixes. 
Hábitos alimentares: Carnívoro.
Status de conservação: Dados insuficientes.
Informações gerais:
O tubarão Lixa, Ginglymostoma cirratum, é um tubarão bastante amistoso e calmo. Passa boa parte do tempo parado devido sua capacidade de bombear a água por suas brânquias para respirar, dessa forma tem mais atividade a noite quando está a procura de alguma presa para se alimentar. E para localizar suas presas, além de ferramentas com linha lateral, olfato bastante apurado, ampolas de Lorenzini, os tubarões Lixa têm dois barbilhões próximos a boca ventral que sentem a vibração e movimento das presas que se enterram na areia do fundo dos mares.
Longevidade:
cerca de 25 anos.
Dieta:
No ambiente natural consomem uma grande variedade de pequenos peixes, moluscos e crustáceos. No Aquário de São Paulo é oferecido 3 vezes por semana peixes como: Sardinha, Trilha, Bicuda, Agulhinha, Pescada, entre outros e também, lula, polvo, camarão e marisco.
Tamanho:
E pode chegar até 4 metros de comprimento e pesar mais de 300 Kg. Em média este tubarão apresenta 110kg.
Distribuição geográfica:
Em águas com temperaturas mais quentes de praias arenosas e recifes de corais dos Oceanos Pacífico, Atlântico e Índico.




Conservação:
O status de ameaça dos tubarões-lixa na natureza ainda não é muito conhecido, pois a espécie ainda não foi completamente avaliada, e por isso são considerados pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Dados Insuficientes. Apesar disso, algumas ameaças a essa espécie são conhecidas, como o despejo de esgoto doméstico nos mares e a ocupação com construções de casas e portos na região de manguezal, que estão destruindo os pontos de reprodução dessa espécie. A pesca frequente e indiscriminada intervém na população desses peixes, uma vez que demoram muito para gerar na maturidade sexual e produzem poucos descendentes.
Reprodução:
A maturidade sexual dos indivíduos ocorre quando atingem cerca 2,10 m de comprimento e idade entre 10 e 15 anos. Durante a gestação que dura cerca de 5 a 6 meses, os ovos se desenvolvem dentro de ovos nas duas cavidades uterinas e após algum tempo eles eclodem, os ovos-cápsulas vazios são expelidos e o desenvolvimento continua dentro das cavidades uterinas. Quando atingem cerca de 30 cm de comprimento a mãe dá a luz a mais de 30 filhotes. A reprodução pode ocorrer a cada 2 anos.
Localização no Aquário de São Paulo:
No Setor Mundo Marinho no Tanque Oceanário.



.............................................................................................................................