Wombat

Nome científico: Vombatus ursinus
Classe: Mamífero
Hábitos alimentares: Herbívoro
Status de conservação:
Informações gerais:
Wombats são noturnos, passando até 16 horas por dia na toca. A maior parte deste tempo é gasto descansando para economizar água e energia, apesar de algum tempo ser gasto na manutenção da toca. Os wombats são solitários, mas raramente são encontrados compartilhando a mesma toca.
Longevidade:
•15 anos em vida livre.
•20 anos em cativeiro.
Dieta:
Gramíneas nativas, ciperáceas, juncos, arbustos, cascas, fungos e raízes de árvores. Usam suas patas dianteiras para rasgar e agarrar pedaços de vegetação. Durante os tempos de escassez, os wombats desenterram grama morta para obter as raízes ou raspam a superfície do solo para detectar pequenas raízes de grama e outras plantas.
Tamanho:
90-115cm de comprimento.
Peso:
22-39kg.
Distribuição geográfica:
Sudeste da Austrália, incluindo Tasmânia e Ilhas Flinders.
Habitat:
Florestas cobertas em áreas de montanhas, com gramíneas para pastagem.
Conservação:
Apesar de seu status de conservação pela IUCN ser não-ameaçado (LC), uma das principais causas de mortalidade em wombats selvagens ocorre devido à ação humana, incluindo mortes nas estradas. São considerados como pragas pelos pastores.
Curiosidades:
Posuem movimentos lentos, mas podem atingir velocidades de até 40km/h em curtas distâncias e podem manter essa velocidade por até 90 segundos.
 
 
.............................................................................................................................