Ensino Fundamental I

Introdução

Durante a fase do Ensino Fundamental I, o ensino escolar consiste em aprendizado geral sobre o tema Ciências, de forma que conceitos amplos e fundamentais de biologia, física e química que se apresentam interligados. A apresentação do conteúdo é favorecida quando relacionada a elementos familiares às crianças, como filmes, jogos e personagens que remetem à fauna. Além disso, o estímulo visualpromove nessa faixa etária a capacidade de relacionar conhecimentos adquiridos ao cotidiano, iniciando o raciocínio lógico, dedutivo e científico.

Nesse contexto, a visitação ao Aquário de São Paulo se apresenta como uma experiência em que o aluno tem a oportunidade de conhecer na prática as diferenças entre os animais de distintas classificações (peixes, mamíferos, aves, anfíbios, répteis e invertebrados) e sua importância ecológica. Sendo temático, o Aquário oferece ao aluno a chance de se familiarizar com cada tipo de ambiente e seus respectivos animais. Através desse conjunto de informações, facilita a assimilação e permite ainda o conhecimento de conceitos sobre conservação animal e ambiental.

O conhecimento de que os recursos naturais sejam utilizados de forma sustentável garante que possam ser aplicados pelas gerações presentes e futuras, tendo à necessidade a mudança de hábitos e atitudes, para equilibrar a sociedade e a natureza, com o propósito de contribuir na construção de novos valores e ideais.

Objetivos

Conscientizar as crianças sobre a conservação dos recursos naturais,demostrando que são limitados e que o uso em excessogera consequências caóticas para o futuro. Além de conduzir a criança a entender mais sobre sua contribuição ao ambientee ajudá-la acompreendera composição de cada ambiente e dos animais presentes neles.

Temas Abordados

Os temas abordados nas monitorias e sugestões procedem abaixo:

  • Ecossistemas terrestres e aquáticos;
  • Diferença entre água doce, água salgada e salobra;
  • Diferenças entre animais de diferentes continentes ou biomas;
  • Problemas ambientais causados pelo homem (poluição, aquecimento global, caça predatória e introdução de espécies exóticas) alterando a ecologia dos animais e seu grau de ameaça;
  • Adaptações dos animais aos seus respectivos ambientes;
  • Hábitos alimentares dos animais do Aquário.
  • Sugestão: Questionário preparado pelas escolas, para desenvolver maior entendimento.

Faixa Etária

A educação ambiental para ensino fundamental I é proposta para crianças entre 6 a 10 anos.


Visite-nos nas Redes Sociais:
Departamento de Escolas do Aquário de São Paulo
Aquário de São Paulo • 2021 © Todos Direitos Reservados

Acesse a Homepage do ASP