Aquário de São Paulo
O Aquário de São Paulo (ASP) foi inaugurado em 2006, no bairro do Ipiranga, sendo o primeiro Aquário Temático da América Latina. Nesse momento, o ASP apresentava apenas um setor, com área total de 3 mil m², onde foram construídos 25 tanques/aquários que exibia espécies de peixes, répteis e mamíferos que habitam diversos ecossistemas, como a Floresta Amazônica, o Pantanal e a Bacia do Rio Tietê.
Em 2008 houve a primeira ampliação da instituição, com a construção de 2 mil m² para a criação do Mundo Marinho. Essa ampliação contou com o aumento de 11 tanques/recintos onde passou a demonstrar a mudança gradativa entre o ambiente dulcícola e marinho, com tanques representando água salobra, manguezal, praia arenosa, costão rochoso, oceano e recifes de corais. Neste novo setor, foram inclusos diversos tipos de peixes, tubarões, raias e pinguins.
Em 2009, 10 novos tanques/recinto foram construídos em 3 mil m² para ampliar o setor Amazônia. Além da chegada de Tapajós - o peixe-boi-amazônico - e peixes gigantes da Amazônia (como pirarucus, pirararas, tambaquis e jaús) foram as principais novidades do setor.
Recentemente, em 2015, houve uma grande ampliação com a criação de 13 novos tanques/recintos em uma área de 7 mil m². Essa ampliação convida os visitantes a fazerem uma viagem ao mundo animal para conhecer animais de fora do país. Suricatas, colobus e lêmures do continente africano; raposas voadoras e pítons da Indonésia; cangurus, vombates, equidnas e coalas da Austrália; focas, leão marinho, lobos-marinhos e os ursos polares vieram para encantar e sensibilizar ainda mais o público visitante.
Tendo um total de 15 mil m² e 4 milhões de litros de água onde habitam milhares de animais de centenas de espécies, mantendo-se como referência em tratamento, bem estar e manejo de animais. Além disso, ao longo desses anos de história, o ASP tem contribuído com diversos projetos de conservação que trabalham com animais em ambiente natural.